Foto de ‘primeiro-damo’ entre primeiras-damas na reunião da Otan faz sucesso

AURORE BELOT / AFPGauthier Destenay, casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, posou para uma das tradicionais fotos do encontro

A reunião da Otan (Organização do Tratado do Atlático Norte), que ocorre em Bruxelas, além dos assuntos tensos que normalmente tomam a pauta do encontro, há uma repercussão diferente nesta edição. A tradicional foto com as primeiras-damas dos chefes de estado tem, neste ano, a presença de um “primeiro-damo”, que deu a imagem repercussão e importância maior do que normalmente é dada a pose. O registro está fazendo sucesso nas redes sociais desde que a imagem foi divulgada.

Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel. Ele aparece ao lado da primeira-dama americana, Melania Trump; a nova primeira-dama francesa, Brigitte Macron e a rainha Matilde, da Bélgica. Posam também a primeira-dama da Turquia, Emine Gulbaran Erdogan; a mulher do secretário-geral da Otan, Ingrid Schulerud. Além das primeiras-damas da Bulgária e Islândia.

Os parlamentares de Luxemburgo, onde o primeiro-ministro é assumidamente gay, aprovaram – em junho de 2014 -, mudanças na legislação do pequeno país europeus permitindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais homossexuais.

O casal formado por Gauthier e Xavier vive em união civil desde 2010 e se casou em 2015 em Luxemburgo, depois da aprovação do casamento gay. Bettel se tornou o primeiro primeiro-ministro abertamente homossexual do país e, atualmente, é o único no mundo. (Com agência)

Fonte: em.com.br

Poeta varjotense lança livro em Sobral

Bazar das Letras - Lançamento livro à cidadeO Poema à Cidade é o 3º livro poético de Mailson Furtado, que contará com a apresentação do poeta Valdemar Neto Terceiro, dentro do programa Bazar das Letras do SESC, na noite de 1º de junho no auditório do Sesc Centro.

Sobre o poema à cidade
Com elementos geográficos, históricos, sociológicos, políticos, físicos, metafísicos, folcloristas, genealógicos, à cidade é um poema neoconcreto, que vem apresentar de forma contemporânea uma visão de uma cidade do sertão, com plano de fundo para aquelas banhadas ou mudadas indiretamente pelo caminhar do Rio Acaraú na Zona Norte do estado cearense. O poema mistura a vida do autor e suas gerações à vida construída por um povo migrante há mais de três séculos. Nele a cidade se constrói, se destrói, se remonta, se inventa e reinventa e ganha inúmeras significações do que pode ser.

O poema apresenta uma estética própria com influências de vários movimentos pós-modernos do século XX, o concretismo, neoconcretismo, a presença de rimas incertas, além da ausência de pontuação gráfica, influência vinda da poesia oriental. Os versos misturam a influência científica adquirida pelo autor em livros e bancos universitários e a sua influência coloquial, cabocla, conquistada por ser parte agricultor, parte pescador e por inteiro residente do sertão inventado pelo Acaraú.

À cidade vem instigar o leitor à pesquisa, ao conhecer, ao buscar termos, citações sobre o ambiente que tomou por base, o sertão Norte do Ceará, entre o litoral extremo-oeste, a serra da Ibiapaba, a Meruoca e das Matas. à cidade vem assim, apresentar uma faceta do que é ser cearense, aquele/este do interior da cidade.

Vem aí o 3º Slam da Quentura

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoRealizado de forma colaborativa em Sobral/CE, o Slam da Quentura tem como objetivo ocupar os espaços públicos, fomentar a cultura literária e formar platéia para a exposição de poesias faladas produzidas por artistas da cidade.

Surgido na vizinhança da classe trabalhadora no Norte de Chicago, no de 1986, pelo poeta americano e operário de uma construção civil Mark Kelly Smith . De lá para cá, cidades de alguns países tomaram gosto pela cultura da poesia falada e começaram a realizar SLAMs em todo mundo. No Brasil o primeiro Slam realizado é o “ZAP! Zona Autônoma da Palavra” que acontece em São Paulo, realizado pela e hoje em nosso país temos um campeonato nacional de poesias faladas “Slam BR” também em São Paulo.

E Chegando em sua terceira edição, sendo as duas primeiras mostras poéticas e a terceira disputa poética e com o tema “Nenhuma a Menos!”, pela valorização da vida das mulheres. O Slam terá sua realização nesse sábado (27/05), às 20h, na Praça Quirino Rodrigues ou/e Praça do FB.

REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
1. Cada Slammer (poeta), terá 3min para sua apresentação;
2. Poesias autorais (próprias);
3. Não será permitido acessórios/adereços ou acompanhamento musical;
4. Notas de 0,0 a 10;
5. Júri popular (Escolhido no no local do evento);
6. A platéia pode participar do momento com vaias quando se sentir ofendidas e bater as pernas, mãos e gritos de incentivos quando gostarem da poesia.

[PREMIAÇÃO]
1. Um livro de poesias;
2. Gravação e um vídeo clipe com o Slamer vencedor;
3. Vaga garantida na grande final do Spam da Quentura;

POESIA CRUA NA RUA?
SLAM DA QUENTUUUUUUUUUUUUURA!