
Dia: 23 de maio, 2017
Foto: Gandhi Guimarães
A apresentação conta com participações de Lídia Maria, Marcus Caffé e Quésia Carvalho.
Para reviver a poesia das canções de Belchior, o Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe o show “Sujeito de Sorte” da banda Trovador Eletrônico, nesta quarta-feira, 24/5, às 19h. Para a ocasião, o grupo sobralense selecionou as principais canções do álbum Alucinação e do disco “Coração selvagem”, que completa 40 anos de lançamento em 2017. A apresentação conta com participações de Lídia Maria, Marcus Caffé e Quésia Carvalho. Os ingressos para o show custam R$20,00.
No espetáculo, o grupo que tocou no Theatro São João, em Sobral, durante o velório do cantor, compartilha algumas histórias que puderam ouvir no contato com Edna Araújo, com quem Belchior viveu quase que exclusivamente durante os últimos dez anos de vida. Segundo ela, as histórias sobre Sobral eram pauta cotidiana das conversas. Tanto que ela o chama carinhosamente de “um menino de Sobral”.
O show também contará com a participação de músicos de renome no Estado. Entre os confirmados estão Lídia Maria, Quésia Carvalho e Marcus Caffé. “Estamos esperando confirmação de outros músicos e, por isso, ainda não podemos divulgar”, diz Simone Passos, produtora da banda. Os músicos convidados além de cantarem uma canção, contarão um pouco da sua relação com Belchior e a música que escolheram pra cantar.
Serviço
Show “Sujeito de Sorte”, com a banda Trovador Eletrônico
Participações de Lídia Maria, Marcus Caffé e Quésia Carvalho.
Quarta-feira, dia 24 de maio, às 19h
No palco principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Praça José de Alencar – Centro)
Ingressos: R$ 20,00
Nos próximos meses, o Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), irá ofertar um conjunto de cursos, considerando a importância de incentivar a formação e a construção do conhecimentos em diversas áreas.
Em breve, o CED abrirá os respectivos editais e seus critérios de seleções. As inscrições e a capacitação serão gratuitas. As formações ocorrerão por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde os estudantes terão acesso aos conteúdos e às atividades.
Vale lembrar que o processo seletivo do curso de Educação Financeira já está andamento, e até o dia 25 de maio de 2017, podem se inscrever estudantes do 3º ano do Ensino Médio e professores efetivos, em estágio probatório ou contratado por tempo determinado. Ambos, discentes e docentes, precisam estar vinculados à SEDUC.
Confira alguns detalhes dos cursos:
Curso de Educação Financeira
Carga horária: 120h/a.
Vagas: 180;
Público-alvo: Professores e Alunos, vinculados à Seduc.
Curso de Apropriação de Competências, Habilidades e descritores de Língua Portuguesa em avaliações externas
Carga horária: 120h/a;
Vagas: 144;
Público-alvo: Coordenadores das escolas, vinculadas à Seduc.
Curso de Apropriação de Competências, Habilidades e descritores de Matemática em avaliações externas
Carga horária: 120h/a.
Vagas: 144;
Público-alvo: Coordenadores das escolas, vinculadas à Seduc.
Curso de Construindo Diálogos: Gestão e Protagonismo Estudantil
Carga horária: 80h/a.
Vagas: 200;
Público-alvo: Professores e Alunos, vinculados à Seduc.
Formação em Serviço Fortalecimento da atuação dos Coordenadores Escolares
Carga horária: 80h/a.
Vagas: 200;
Público-alvo: Coordenadores das escolas, vinculadas à Seduc.

A Fundação Itaú Social disponibiliza mais uma edição do edital de apoio aos Fundos da Infância e Adolescência (FIAs), com objetivo de apoiar iniciativas que dialoguem com as prioridades identificadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) a partir de diagnósticos locais. As propostas devem ser enviadas pelos CMDCAs de todo o País até o dia 4 de agosto. As inscrições serão online. O regulamento pode ser consultado aqui.
Este ano o edital foi elaborado conforme as diretrizes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), ampliando as possibilidades de inscrição para propostas voltadas ao atendimento e acolhimento direto; elaboração de diagnóstico, sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas; capacitação e formação profissional; campanhas educativas; e mobilização social e articulação para a defesa dos direitos.
Cada CMDCA pode inscrever apenas um projeto, que já exista, ou que pretende iniciar, fundamentado nos diagnósticos locais e que seja executado por organizações da sociedade civil ou organizações governamentais. Os valores disponibilizados aos FIAs são provenientes da destinação de 1% do imposto de renda devido das empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A. O anúncio dos projetos selecionados está previsto para dezembro.
As inscrições podem ser feitas por meio do Prosas de 02 de maio a 04 de agosto.
Confira o edital AQUI.
