II Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará acontece de 28 a 30 de abril

Foto: Filme As Hiper Mulheres.

A Associação das Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé apresenta a II Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará. Contemplado no Edital de Apoio a Projetos Culturais de Demanda Espontânea 2016 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o evento acontece de 28 a 30 de abril, na Aldeia Lagoa Encantada, território da etnia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz/CE. Entre os destaques da programação, está o filme Martírio (2016), documentário de Vincent Carreli sobre os Guarani Kaiowa, no Mato Grosso do Sul. O filme convidado será exibido na noite de abertura da mostra.

Além da mostra principal, a programação inclui oficinas, rodas de conversa, núcleos de vivência, apresentações culturais e mostras paralelas de filmes, como a Mostra Curumim, dedicada ao público infantil, e a Mostra Espiritualidade Feminina, voltada aos rituais das mulheres indígenas. O principal objetivo é proporcionar um intercâmbio cultural entre realizadores, pesquisadores e comunidades tradicionais. Com participação gratuita, a mostra é aberta ao público em geral e contará com a presença de diversas etnias indígenas do Ceará.

A primeira edição do evento aconteceu de 17 a 20 de dezembro de 2015 , através do XI Edital Ceará de Cinema e Vídeo, também da Secult, reunindo as etnias cearenses Tapeba, Tremembé, Anacé, Pitaguary e Jenipapo-Kanindé. O processo de curadoria e produção do evento é totalmente compartilhado com os membros da etnia. O evento pretende contribuir para a articulação entre comunidades indígenas no Ceará e dessas com outros agentes, fomentando a criação de redes de colaboração em cinema indígena e etnográfico.

Confira a programação completa AQUI

Deixe um comentário