Uma menina de Virginia, que atualmente tem 10 anos de idade, nasceu sem a mão esquerda e com um antebraço severamente encurtado. Hoje, ela é capaz de tocar violino graças a uma prótese (rosa choque!) especialmente projetada para ela, e feita numa impressora 3D.
O Associated Press informou que cinco graduandos de bioengenharia da Universidade George Mason, auxiliados por um professor de música da mesma faculdade, fizeram o projeto. A jovem Isabella Nicola Cabrera testou a versão final na quinta-feira, após muitos e muitos protótipos serem concebidos ao longo do ano.
“Meu Deus, essa está muito melhor”, disse Cabrera sobre o novo acessório. A equipe visou tornar a prótese confortável, proporcionando a amplitude de movimento necessária para Cabrera conseguir tocar violino apropriadamente.
Anteriormente, o professor de música de Cabrera na escola Island Creek Elementary, Fairfax, havia conseguido criar um dispositivo que permitia a ela mover o arco do violino com o braço esquerdo e dedilhar com a mão direita, o oposto da forma pela qual o instrumento é tradicionalmente tocado, de acordo com o AP. O professor procurou a Universidade onde ele foi aluno anteriormente, para ver se eles poderiam projetar algo melhor, talvez não tão pesado, de preferência.
“Sempre tive perseverança”, disse a jovem violinista. “Desistir nunca passou pela minha cabeça”.