
Dia: 17 de abril, 2017
Dia 23 de abril é conhecido como o dia nacional do choro. Considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira, o choro surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX, tendo como origens as danças de salão europeias (schottisch, a valsa, o minueto e, especialmente, a polca) e os ritmos africanos (batuque e lundu). Como gênero, o choro só tomou forma na primeira década do século 1920, consolidado por compositores como Joaquim Calado, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros e, mais adiante, Pixinguinha. Este último se tornou um grande expoente do gênero e, mesmo após a sua morte, em 1973, as suas composições ainda são consideradas um grande marco.
Dessa forma, o grupo de choro Lágrimas da PS realizará o concerto didático “Dia do Choro”. Trata-se de uma iniciativa que busca, de forma didática, fomentar e divulgar o choro, um gênero musical de grande importância para a cultura brasileira, na cidade de Sobral. Entendemos que esta ação pode contribuir para o enriquecimento cultural da cidade, criando novas possibilidades de expressão e conexão com fluxos maiores de circulação musical, seja para a região, para o estado, ou para o país. Tudo isso através da formação de novos públicos para o chorinho
SERVIÇO
Show “Dia do Choro” com Lágrimas da PS
Data: 23 de abril de 2017 (domingo)
Horário: 20h
Local: Theatro São João
Acesso: R$10,00 inteira R$5,00 meia
“Me estuprem / A culpa é toda minha / Me desculpem / Por me vestir assim / Me estuprem / Eu quis sair sozinha / Me desculpem / Por estar falando em mim”. Cantados por Sergio Britto ao violão, os irônicos versos iniciais da inédita balada Me estuprem – música apresentada ao público na estreia nacional do novo show dos Titãs, Uma noite no teatro, na noite de ontem, 13 de abril de 2017, em teatro da cidade de São Paulo (SP) – abordam tema atualíssimo no momento em que o assédio sexual de mulheres por homens é um assunto em pauta na sociedade brasileira. Os Titãs estão lançando neste show outras músicas inéditas, como 12 flores amarelas (mix de tango e rock cantado por Branco Mello com Sérgio Britto) e A festa (funk-rock cantado por Branco Mello).
Enquanto continua em cena com o recém-estreado show, o grupo paulistano arquiteta ópera-rock preparada por Branco Mello, Sergio Britto e Tony Bellotto (os três remanescentes da formação clássica da banda) com os dramaturgos Hugo Possolo e Marcelo Rubens Paiva. A ópera-rock está sendo criada com o auxílio do baterista Mario Fabre e do guitarrista Beto Lee, músicos incorporados à banda em 2016, a partir da saída amigável de Paulo Miklos.
O anúncio da ópera-rock dos Titãs é feito 40 anos após Odair José ter lançado em disco a primeira ópera-rock do universo pop nacional, O filho de José e Maria (1977), trabalho rejeitado pelo público que consumia as habituais canções populares do artista goiano.
(Crédito da imagem: Titãs no palco do Teatro Opus em foto de Silmara Ciuffa)
Fonte: Blog do Mauro Ferreira via G1
Durante a bienal você vai poder acompanhar tudo que rolou de melhor pelo canal da TVC. Sintonize pelos canais: VHF 5, NET 17, Multiplay 17 e Vivo 5 das 21h30 às 22h. A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada de 14 a 23 deste mês pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar, com apresentação do Ministério da Cultura e do Bradesco, no Centro de Eventos do Ceará.
23:09 – Tela Quente (17.04) – Filme ‘O Poder da Coragem’ (2016)
Sinopse: Neerja é um retrato da vida da corajosa comissária de bordo Neerja Bhanot, que sacrificou sua vida protegendo 359 passageiros do voo 73 da Pan Am, em 1986. O voo, que ia de Mumbai, na Índia, para os Estados Unidos, foi sequestrado por quatro integrantes da organização terrorista Abu Nidal, que tinham a intenção de lançá-lo contra um prédio em Israel.
Título Original: Neerja
Duração: 2h02min
Direção: Ram Madhvani
Elenco: Sonam Kapoor, Shabana Azmi, Shekhar Ravjiani mais
Gêneros Drama, Suspense, Biografia
Nacionalidade: Índia

