O que é o jogo da Baleia Azul que está rodando a internet e o que ele está fazendo com as pessoas?

Resultado de imagem para baleia azulUm jogo que estimula jovens a cometerem suicídio tem feito sucesso no Brasil e no mundo e provocado polêmica após mortes de adolescentes. Conhecido como “Blue Whale” (Baleia azul, em tradução livre), a brincadeira que, aparentemente é inocente, pode ter consequências sérias.

O jogo funciona da seguinte forma: adolescentes entram em um grupo onde são expostos e propostos pelos líderes 50 desafios postados todos os dias as 4h20. No início, as tarefas são simples, como por exemplo desenhar algo ou passar noites em claro ouvindo músicas depressivas, mas depois os desafios vão aumentando e ficando cada vez mais perigosos, e podem obrigar os participantes a fazerem tatuagens utilizando facas.

Além disso, durante as tarefas os adolescentes podem ser estimulados a insultar os pais ou se mutilar. O último desafio é visto como o mais perigoso. Isso porque o participante precisa atentar contra a própria vida.

Quem participa dessa prática precisam cumprir uma tarefa por dia. A lista do que fazer é entregue aos poucos por uma espécie de tutor, quase sempre o administrador de uma página secreta no Facebook. A todo momento, eles são avisados de que este é um jogo sem volta.

Listamos alguns sinais no comportamento de jovens que devem ser observados:

. Alterações significativas na personalidade ou nos hábitos;
. Comportamento ansioso, deprimido ou agitado;
. Queda no rendimento escolar;
. Perda ou ganho repentinos de peso;
. Mudança no padrão de sono;
. Tristeza, irritação e acessos de raiva combinados
. Comentários autodepreciativos ou desesperançosos em relação ao futuro;
. Demonstração clara ou velada do desejo de pôr fim à vida.

Especialistas alerta pais a ficarem atentos aos sinais de possíveis problemas emocionais dos filhos. Isso porque muito antes de uma pessoa tentar se suicidar ela já dá sinais de problemas emocionais e psicológicos.