Michael Douglas é o apelido dado á droga MDMA (abreviação de metilenodioximetanfetamina), e é o princípio ativo do ecstasy, também chamada de MD e que é vendida geralmente em forma líquida (gotas). Michael Douglas tem um efeito rápido e psicodélico. A droga é perigosa e traz como efeito-colateral a depressão e dependência química.
Consequências do uso da droga
No curto prazo, ela eleva a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de causar tremores, sudorese, aumento da temperatura corporal e tensão muscular, bruxismo, náuseas, vômitos, dor de cabeça, hiperatividade, alucinações, psicose e ataques de pânico. Casos de morte por overdose estão geralmente relacionados a insuficiência renal, hepática, hipertermia grave, entre outros. Também pode ocasionar acidente vascular cerebral, crises convulsivas e taquicardia.
No longo prazo, ela causa dependência e provoca a destruição de neurotransmissores. Os principais problemas psiquiátricos relacionados ao uso são: quadros esquizofrênicos, síndrome do pânico e depressão. Há ainda perdas na função cognitiva, como redução da memória e da concentração. Pessoas com propensão podem desenvolver doenças cardiovasculares.