Lei da “CHIBATA”: Veja como votaram os deputados cearenses

TerceirizaçãoParlamentares da oposição protestaram durante a sessão

A maioria da bancada cearense na Câmara dos Deputados votou nesta quarta-feira, 22, contra o Projeto de Lei (PL) 4.302 / 1998, que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita para qualquer tipo de atividade. Foram 10 contra, sete a favor e cinco abstenções. O projeto foi aprovado por 231 a favor, 188 contra e 8 abstenções.

O texto final aprovado, que seguirá para sanção do presidente Michel Temer (PMDB), autoriza a terceirização em todas as atividades, inclusive na atividade-fim.

Decore aí pra não esquecer:
WhatsApp Image 2017-03-23 at 10.01.43

Inscrições abertas para Concurso Itamaraty de Composição Musical

photo5084712199078913970O Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) – por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) – e a Academia Brasileira de Música, está com inscrições abertas, até 30 de junho, para o I Concurso Itamaraty de Composição Musical. O objetivo da seleção – que presta homenagem aos 50 anos do Palácio do Itamaraty, sede do MRE – é incentivar a produção de nova literatura musical.

Serão premiadas duas obras, uma na categoria “fanfarra”, no valor de R$ 15 mil, e uma na categoria “dobrado”, no valor de R$ 20 mil. As obras vencedoras serão incorporadas ao Banco de Partituras de Música Brasileira da Academia Brasileira de Música e comporão a Coleção Itamaraty de Composição Musical.

Podem se candidatar compositores brasileiros, natos ou naturalizados, residentes ou não no Brasil. A obra deve ser inédita, sem adaptações ou arranjos de obras previamente apresentadas, ter duração de 3 a 5 minutos, para categoria fanfarra, e de 4 a 6 minutos para dobrado.

Para participar, os interessados deverão enviar, por correio, para a Academia Brasileira de Música (endereço especificado no edital abaixo), as obras em partitura editorada em computador, impressa em folhas frente e verso, com atenção especial às viradas de página, e encadernada em espiral.

A Comissão Organizadora do concurso é formada por dois representantes da Academia Brasileira de Música e um representante da Funarte, entidade vinculada ao MinC, com a chancela do Ministério das Relações Exteriores. A Comissão Julgadora, por sua vez, será indicada pela Academia Brasileira de Música e composta por cinco membros convidados pela Comissão Organizadora.

Aos integrantes da Comissão Julgadora caberá avaliar as obras de acordo com os seguintes critérios: qualidade musical; dificuldade técnica e viabilidade de execução em até quatro ensaios; e adequação da obra à ocasião.

O resultado final será divulgado até 31 de julho nos portais da Funarte e da Academia Brasileira de Música.
Confira o Edital AQUI.

Tradutores e intérpretes de Libras realizam evento em Sobral neste sábado (25)

O Coletivo sobralense dos Intérpretes e Tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) realiza um encontro “Bate-papo em Libras” com os profissionais que atuam em Sobral e região. O encontro será sábado (25), com início às 19 no calçadão do Boulevard do Arco.

A iniciativa é do coletivo sobralense “Valoriza” um movimento dos profissionais habilitados em Línguas de Sinais, que tem como objetivo fortalecer e incluir a comunidade surda, além de promove o ensino de Libras em Sobral, valorizando os profissionais intérpretes.

No local, serão distribuição panfletos com o alfabeto manual de libras e dicas de como aprender um pouco mais sobre a Língua Brasileira de Sinais. Bem como, os observadores interagirem com um grupo de surdos.

 

SERVIÇO
Bate-Papo em Libras
Data: sábado, 25 de março.
Local: Calçadão da Boulevard do Arco em Sobral.
Público-alvo: Professores, Estudantes, Familiares de Surdos e Surdos e Interessados.
Horário: a partir das 19hs.
Contato: Josy Martins (85) 992732509

Ranger Azul será autista no novo Power Rangers, revela ator RJ Cyler

No início desta semana, o diretor de Power Rangers, Dean Israelite, revelou que a Ranger Amarela, Trini (Becky G) será a primeira protagonista LGBTQ em um filme de super-herói. Mas parece que as questões de sexualidade e gênero não serão os únicos tópicos do mundo real abordados na aventura de ficção científica.

O Ranger Azul, Billy terá autismo (também conhecido como transtorno do espectro autista), revelou seu intérprete, RJ Cyler, em entrevista ao Screen Rant.

“Eu só queria mostrar um ponto de vista diferente de pessoas que são vistas como sendo do espectro autista, certo? Ou as pessoas diagnosticadas com autismo, porque eu sinto que nós somos estranhos olhando para dentro, e eu pego isso, atiro minha própria pedra quando digo isso, porque há muito que eu não sabia antes…”, disse Cyler.

Cyler como Billy.

“Na verdade, eu sentei, fechei a boca e ouvi de verdade, sabe, aceitei cada pedacinho de informação sem julgamento… Eu sabia que era meu trabalho mostrar que as pessoas que estão no espectro são apenas pessoas comuns. Literalmente, […] eles se sentem da mesma maneira, têm as mesmas emoções, querem ser amados, querem que as pessoas amem, querem os relacionamentos que querem, sabe, conexões”, acrescentou, passando uma importante mensagem sobre aceitação e inclusão.

Então, concluiu, explicando o que sentiu em relação ao papel:  “Eu estava realmente animado para conseguir interpretar isso porque eu sei que significa muito para tantas pessoas, porque todos nós somos afetados por isso… E é algo que eu sinto que precisávamos ter neste filme, sendo honesto.”

Cena de Power Rangers.

O comentário de RJ Cyler não só confirma um caminho mais realista e sensível às minorias em Power Rangers, como também indica que essas questões não estão sendo tratadas de forma leviana pelos atores envolvidos. Parece que Cyler, por exemplo, refletiu bastante a respeito do retrato de seu personagem com autismo e seu desejo de representar com precisão essas condições.

Muitas pessoas podem argumentar que Power Rangers é uma franquia de aventura e ficção científica e que, por isso, não seja um espaço para tratar de assuntos sérios. Porém, a inclusão de personagens com autismo ou pertencentes à comunidade LGBTQ denota um progresso na representatividade das minorias em Hollywood.

Mas Power Rangers não é a única franquia popular que vai mostrar um protagonista autista. A série Vila Sésamo, que está no ar há 50 anos nas telinhas norte-americanas, também vai introduzir seu primeiro personagem com autismo.

Power Rangers estreia nessa quinta-feira (23).

Fonte: Adoro Cinema