Aberta chamada pública para seleção de professores do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras

A Secretaria da Educação (SEDUC) de Sobral está realizando chamada pública para composição do banco de professores do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras. As inscrições para a seleção de professores de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, chinês e japonês podem ser feitas até o dia 15 de abril, exclusivamente, no endereço eletrônico: https://goo.gl/VUJBdY.

Os candidatos devem enviar os documentos de identidade e CPF digitalizados, além do currículo atualizado, contendo o registro de suas atividades acadêmicas, profissionais e técnico-científicas desenvolvidas, com todos os diplomas e comprovantes para o endereço  eletrônico: editais.seducsobral@gmail.com.

Podem participar da seleção, o candidato deve ser graduado em Letras ou ter cursado mais de 70% do curso; ter certificação comprovada de proficiência linguística em um dos idiomas estrangeiros listado no item 1.2 do edital; e ter experiência comprovada em sala de aula.

A Prefeitura de Sobral fortalecerá e ampliará as ações do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras. Além do ensino de novos idiomas, também serão ofertados novos cursos gratuitos nos laboratórios de Física, Química, Biologia e Informática, voltados para o mercado de trabalho, tais como: montagem e manutenção de computadores, criação de páginas na internet, design gráfico, programação de computadores, robótica, eletrônica, entre outros.

Leia o edital nº 02/2017 AQUI.

Prefeitura renova contrato de financiamento de imóveis privados no centro histórico com Banco do Nordeste

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, esteve reunido, nesta quarta-feira (15/03), com o gerente do Banco do Nordeste em Sobral, Edmundo Soares Neto, para renovar o contrato do edital de financiamento dos imóveis privados no centro histórico de Sobral. O projeto, que conta com o apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), será lançado na próxima quinta-feira (23/03) e se estenderá até o dia 19 de maio.

“Esperamos que os resultados almejados, por meio do edital de financiamento, que será lançado na próxima semana, sejam transformados em realizações que a população do sítio histórico venha a usufruir. O Banco do Nordeste está de portas abertas para receber os proprietários desses imóveis situados nessa área tombada da cidade e alinhar essa linha de crédito para que todos saiam satisfeitos com o financiamento”, ressaltou o gerente do Banco do Nordeste, Edmundo Soares Neto.

Edital de financiamento
O edital do projeto conta com cerca de R$1,9 milhão para financiamento de imóveis privados e ficará aberto até o dia 19 de maio de 2017. O financiamento é feito por meio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) com carência de seis meses após a conclusão das obras, sem juros e com até 15 anos para a realização do pagamento. Podem aderir proprietários (pessoas físicas ou jurídicas) e a justos possuidores (inquilinos, promitentes, compradores) para recuperação de imóveis privados, localizados na área tombada do centro histórico, visando à preservação do patrimônio cultural.

Podem ser financiados a recuperação de fachadas e coberturas para reparar intervenções anteriores, que descaracterizaram o bem; instalações elétricas e hidrossanitárias; projetos de arquitetura, engenharia e de restauração; confecção de placas da obra; custos cartoriais para registro do contrato e hipoteca, quando esta for a garantia escolhida; restauração de bens integrados ao imóvel, entre outros.

Arte e Liberdade de Expressão compõe o I Slam da Quentura em Sobral

A imagem pode conter: texto

Vem aí o Slam da Quentura!’, realizado de forma colaborativa por alguns poetas, rappers, MCs, produtores e alguns entusiastas do movimento na cidade de Sobral. O evento será na Praça Quirino Rodrigues (Praça do FB), no dia 18 de março (sábado), ás 19h e é livre.

No ano de 1986, o poeta americano e operário de uma construção civil Mark Kelly Smith, juntamente com o grupo Chicago Poetry Ensemble, criaram pela primeira vez nas dependências do Green Mill Jazz Club, um bar situado na vizinhança da classe trabalhodora do Norte de Chicago, o: Uptown Poetry Slam ou “Show-Cabaré-Poético-Vaudevilliano”. De lá para cá, cidades de alguns países tomaram gosto pela cultura da poesia falada e começaram a realizar SLAMs. No Brasil não podia ser diferente, o primeiro Slam brasileiro é o “ZAP! Zona Autônoma da Palavra” que acontece em São Paulo, realizado pela Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Agora é a vez do Ceará realizar o seu primeiro “POETRY SLAM ou SPOKEN WORD!”

Saiba como participar do evento:
– Inscrições de Slammers (poetas), no local do evento;
– Poemas de autoria própria;
– 3min para cada cada Slammer;
– Juri Popular (Escolhido no local do evento);
– Notas de 0.0 a 10.0;
– Não pode fazer uso de figurino ou acompanhamento musical.

“É Slam de poesia falada”
Cheio de versos de uma forma recitada
Que vem chegando como quem quer nada
Ocupando as ruas e os anfiteatros das praças.

Vai rolar muita poesia crua
Juntando o centro e as quebradas, trutas
É só chegar e trazer a que é tua
Se liga minha gente, é SLAM da QUINTURA!”

Email: slamdaquintura@gmail.com
Instagram: slamdaquenturace

Comédia paraibana “Oh! Terrinha Boa” será apresentado na SAFS

A imagem pode conter: 2 pessoas, textoNo dia 22/03/17, o Sesc Sobral apresenta o espetáculo“Oh! Terrinha Boa”, que vem da cidade de Cajazeiras (PB). A apresentação será às 17h30m na quadra da SAFS no bairro Dom José em Sobral. A classificação é livre e o acesso é gratuito. Duração: 50 min.

Com direção coletiva do próprio grupo, a montagem retrata, de forma engraçada, temas como a discriminação, questões como o êxodo rural e a própria cultura nordestina. No enredo, a saga de uma família de sertanejos nordestinos, que diante das dificuldades naturais imposta pela seca, o latifúndio e o poder político dos coronéis, é forçada a deixar sua terra de origem e partir para São Paulo. Na busca desesperada por melhores condições de vida, a família semi-alfabetizada amarga o peso da exploração e a discriminação na grande cidade. O espetáculo “Oh! Terrinha Boa” é do grupo Arco Iris e chega à Sobral pelo projeto Semana de Artes Integradas do Sesc.

Edital Ceará Junino 2017: Secult abre consulta pública do edital

QUADRILHAA Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza, desde terça-feira, 14/3, até quinta-feira, 16/3, a consulta pública do XIX Edital Ceará Junino 2017, que será lançado em breve. Agentes culturais interessados poderão fazer contribuições sobre o texto do novo edital da Secult. A consulta é feita através do site consulta.cultura.ce.gov.br.

Em sua décima nona edição, o Edital Ceará Junino apoiará, em 2017, projetos e ações, de todo o Ceará, que têm por objetivo identificar, difundir e estimular as tradições regionais cearenses voltadas para os festejos juninos do Estado. Com o edital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, investe no fomento a grupos juninos, festivais regionais e para a realização do Campeonato Estadual dos festejos do Ceará Junino.

Nunca é tarde para recomeçar! Matricule-se no EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a oportunidade ideal para quem quer concluir o ensino fundamental. Pessoas com 15 anos ou mais que querem se alfabetizar já podem se matricular na EJA. A Secretaria da Educação (SEDUC) de Sobral tem 31 escolas que oferecem a modalidade na sede e distritos. As aulas são ministradas por professores especializados no período noturno, de segunda a sexta-feira.

As aulas já iniciaram, e atualmente 3.130 alunos estão cursando. Mas ainda dá tempo de fazer sua matrícula. Por isso, não fique sem estudar. Procure a escola municipal mais perto de sua casa ou do trabalho, portando os documentos: RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. A SEDUC de Sobral oferece aos estudantes matriculados todo material didático gratuito para utilizarem na escola e nas atividades de casa.

A EJA é uma modalidade de ensino garantida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional. Em Sobral, ela está estruturada em quatro turmas: EJA I (1º, 2º, 3º ano), EJA II (4º e 5º ano), EJA III (6º e 7º ano) e EJA IV (8º e 9º ano). De acordo com o secretário da Educação de Sobral, Prof. Herbert Lima,  “com metodologias e material didático diferenciados, os professores da EJA realizam um trabalho personalizado com cada aluno de excelente qualidade, estimulando o envolvimento do discente e promovendo inclusão social por meio da educação”. 

Saiba mais: (88) 3677-1198.

Veja a lista das 31 escolas que oferecem a EJA AQUI.