Vila da Música, primeiro equipamento cultural da Secult no Interior, será inaugurada neste domingo, 12/3

Resultado de imagem para violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violãoA Vila da Música, primeiro equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) no Interior. A Vila da Música é um equipamento cultural voltado para a formação em música, a partir da experiência existente no distrito de Belmonte, situado a aproximadamente sete quilômetros da sede do município do Crato, administrada pela Sociedade Lírica de Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970. A escola de música tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes incorporadas à Vila da Música, fomentando a cidadania através da educação musical e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável da região do Cariri.

O novo espaço cultural compreende uma área de 2.713,38m², em um terreno de 3.242,78m², e tem como premissa a criação de um espaço que também possa ser utilizado paralelamente para a realização de eventos externos. A Vila da Música conta com auditório, biblioteca, salas de aula de grupo e individuais, estúdio, setor administrativo, refeitório, cozinha, despensa, vestiários, banheiros, laboratório de informática, oficina de instrumentos, quadra poliesportiva e estacionamento.

“A Vila da Música compõe o Programa Escolas da Cultura, da Secult, um conjunto de ações voltadas para a formação no campo da arte e na democratização do acesso aos processos formativos e educativos em artes e cultura, como dimensões vitais para inclusão social e promoção da cidadania e diversidade cultural”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba

“A premissa do programa é a interface entre arte, cultura, educação e inovação para formação profissional e desenvolvimento de experiências estéticas e de capacidades para a vida em sociedade, numa perspectiva de formação dialógica, criativa, construtiva, autônoma, colaborativa, transdisciplinar e como processos de mão dupla entre as instituições formativas e seus públicos”, acrescenta.

A política cultural mais forte no Interior
O secretário também destaca a importância da abertura do primeiro equipamento cultural da Secult no Interior do Estado. “Cumprindo um compromisso do governador Camilo Santana, do Plano de Governo Os 7 Cearás e de acordo com as metas do Plano Estadual da Cultura, de fortalecer a política cultural no Interior, é com muita alegria que daremos início às atividades da Vila da Música, escola de referência que beneficiará estudantes e a comunidade de todo o Cariri”, enfatiza Fabiano dos Santos Piúba.

Resultado de imagem para Cego Aderaldo“Em breve será aberto um novo equipamento no Interior, que é o Memorial Cego Aderaldo, em Quixadá, atendendo a toda a região dos Sertões de Quixeramobim”, adianta. O Escritório Regional da Secult no Cariri, as novas salas de cinema em dez municípios cearenses e as Escolas da Cultura serão outras ações da Secretaria para o Interior do Estado, assim como o Circula Ceará, um grande projeto de intercâmbio de artistas e grupos, em apresentações por diversos municípios. Vale destacar, ainda, que todos os editais da Secult contam com investimento de 50% de seus recursos para projetos de proponentes residentes no Interior do Estado.

Vila da Música: público atendido e novos instrumentos
A partir da parceria com a Solibel, a Vila da Música vai atender inicialmente 180 estudantes, entre crianças, jovens e adultos, distribuídos em cursos como os de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão.

Para o pleno funcionamento, foram adquiridos, por meio da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, 312 instrumentos musicais, entre violinos, violoncelos, flautas, clarinetes, piano de cauda, saxofones, acordeões, dentre outros, além de toda a estrutura para a realização das diversas atividades formativas.

O corpo de pessoas envolvidas nos processos educativos, bem como da própria estrutura administrativa do espaço será, em sua quase totalidade, de integrantes da equipe da Solibel, além da cessão de pessoal da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e da Prefeitura Municipal do Crato.

Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral lança o Edital de Ocupação do Theatro São João

Theatro-São-João-Hudson-Costa-Dscf0016A Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral lança o Edital de Ocupação do Theatro São João para o período de 06 de abril a 02 de julho de 2017, para espetáculos de artes cênicas, dança e música.

Os projetos de espetáculos devem ser enviados para o Theatro em dois envelopes lacrados identificando o número do Edital até o dia 17 de março. O endereço é Praça São João nº 156, Centro. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O resultado com os nomes dos contemplados será divulgado no dia 27 de março.

Mais Informações: (88) 3611-2712. Veja o Edital Nº 01/2017 de Ocupação do Theatro São João AQUI.

200 anos da Revolução Pernambucana de 1817

Resultado de imagem para insurreição pernambucanaNo dia 6 de março de 2017, Pernambuco comemora 200 anos da deflagração da Revolução Pernambucana, uma revolta influenciada pelas ideias iluministas da França e da América contra o Governo Português, naquele momento instalado no Rio de Janeiro.

A revolução foi liderada por destacados membros da maçonaria, como o comerciante Domingos José Martins, por militares, como José de Barros Lima, conhecido como o Leão Coroado, Pedro da Silva Pedroso e vários religiosos, Muniz Tavares, João Ribeiro, Padre Roma e Padre Miguelinho.

O historiador Carlos Guilherme Mota considera a Revolução Pernambucana de 1817 como o maior movimento de contestação à ordem monárquica até então ocorrido no mundo afro-luso-brasileiro, abrangendo todo o Nordeste brasileiro.

Banda Mucambo se apresenta nessa sexta-feira (10) na 4 Portas

mucambo-3Na próxima sexta-feira, 10 de março, a Banda Mucambo faz show de abertura do semestre da Casa de Produção Cultural 4 Portas na Mesa, os ingressos estão à preços populares e podem ser adquiridos antecipadamente na própria casa.

Mucambo é uma banda de rock criada na UFC, Campus de Sobral, especialmente no Campus do Mucambinho, daí o nome do grupo. Constituída por quatro professores e dois alunos de ambos os cursos citados, busca-se realizar apresentações musicais resgatando clássicos da música brasileira, especialmente no que tange ao rock.

Privilegiam as músicas nacionais dos anos de 1970 e 1980, bem como adaptações para o rock de grandes clássicos da MPB. Uma paleta sonora que passeia e mistura música regional e nacional com uma pegada rhythm blues e traços progressivos. O projeto tem como objetivos o estímulo a formas de expressão artística, a produção artística, apresentações musicais em diversos espaços e eventos artísticos.

SERVIÇO
Show da Banda Mucambo
Data: 10.03.2017 (sexta-feira)
Local: 4 Portas Na Mesa (Rua Cons. Jose Júlio, 484 Centro – próx. a Pç. do Patrocinio
Sobral/CE)
Horário: 20h
Acesso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Informações: (88)9.8853-1571 e (88)9.9724-7371

Comunidade acadêmica convida sociedade sobralense para Mesa Redonda sobre o governo e educação

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livreA comunidade acadêmica do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú convidam todos os alunos, professores e interessados a participarem da MESA REDONDA: “O governo Temer e os ataques à educação pública”. O evento é livre e será certificado, as inscrições podem ser feitas no link eventos.uvanet.br.

Desde que assumiu a presidência da república, o presidente Michel Temer tem buscado, através do seu projeto “Ponte para o futuro”, restabelecer uma política neoliberal no Brasil, realizando uma série de reformas que visam acabar com o estado de bem estar social, que apenas tinha dado seus primeiros passos nos últimos treze anos.

Tais reformas têm sido realizadas de forma rápida, sem a consulta da sociedade, impedindo a participação da população em assuntos que lhe são de grande interesse, como a reforma trabalhista e da previdência, por exemplo. É a partir desse contexto que precisamos discutir a reforma do ensino médio, realizada através de uma Medida Provisória e que por si só já demonstra o caráter antidemocrático do atual governo.

A aprovação da PEC 241/55 também representou um duro golpe na educação, na medida em que irá congelar os gastos primários do governo por um período de vinte anos, inviabilizando, por exemplo, o cumprimento do Plano Nacional de Educação aprovado em 2014, e que estabelece uma série de metas que deveriam ser alcançadas num intervalo de dez anos. Vivemos ainda sob a ameaça de aprovação do projeto Escola Sem Partido, um projeto de lei que criminaliza a atividade docente e institui um estado policialesco dentro das escolas. Diante desse cenário, torna-se necessário e urgente refletirmos sobre a atual conjuntura política do país e como isso tem refletido no âmbito educacional e na atividade docente.

Presenças confirmadas:
Profa. Ma. Ana Léa Bastos Lima
Professora da Rede Estadual de Ensino, doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Possui graduação em História (UECE) e mestrado em Educação (UFJF).
Profa. Dra. Ana Amélia Rodrigues de Oliveira
Professora do curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre e Doutora em História Social (UFC). Coordenadora de Área do PIBID-UVA.

SERVIÇO
Mesa Redonda: “O governo Temer e os ataques à educação pública”
Data: 06.03.2017 (segunda-feira)
Horário: 18:30min.
Local: UVA/CCH (Campus Junco). Auditório Milton Santos
Acesso: Livre
Informações: eventos.uvanet.br