Em maio e junho deste ano, será realizada, no Rio de Janeiro, a 10ª edição do Encontro do Cinema Negro Brasil, África e Caribe Zózimo BulBul. A iniciativa, que busca valorizar o cinema negro, está com inscrições abertas até 18 de fevereiro. O Encontro, uma parceria do Ministério da Cultura (MinC) e o Centro Federal de Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (Cefet/RJ), contempla filmes de curta, média e longa metragens que tenham sido produzidos por realizadores e produtores negros.
A iniciativa contará com a produção do Centro Afro-Carioca de Cinema, entidade que deu origem ao festival e hoje integra a Rede de Pontos de Cultura do Brasil.
Preparativos
A primeira reunião de alinhamento do projeto foi realizada nessa quarta-feira (8), em Brasília, com a participação das secretárias da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Débora Albuquerque, e do Audiovisual (SaV/MinC), Mariana Ribas, e do presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Erivaldo Pereira. Também estiveram presentes representantes do Cefet/RJ, Roberto Borges e Célia Souza, e a representante do Centro Afro-carioca de Cinema, Biza Vianna. Durante o encontro, a secretária Débora Albuquerque informou que o apoio financeiro do MinC ao festival foi estimado em R$ 370 mil.