Dia: 3 de fevereiro, 2017
Os amantes do disco ‘Partido Muito Alto’, de 1980, poderão escutar suas músicas por meio de aplicativos de celulares
O paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982) testou lançar sambas à moda carioca enquanto se consolidava como o rei do coco, do xote, do ritmo nordestino.
Entre seus parceiros no fim dos anos 1950 estava um pernambucano chamado Bezerra da Silva (1927-2005), que o ajudava a compor cocos enquanto vagava sem rumo entre o morro do Cantagalo e a praia do Arpoador, no Rio de Janeiro. Em 1975, Jackson orientou a gravação do álbum de estreia de Bezerra, O Rei do Coco.
A história dá um pulo até os anos 1980, quando Bezerra (re)nasce não como rei do coco, mas como fábrica de sucessos populares em tempo de samba de partido-alto.
Mestre absoluto do gênero, viveu e morreu marginalizado pelo samba de raiz e pelas camadas mais cultas da cultura nacional, supostamente devido à apologia à violência (etc.) nos pagodes.
Antes dele, a mesma crítica reprovara os cocos de Jackson, como rejeitaria futuramente os raps paulistas e não paulistas (nos anos 1990) e os funks cariocas e não cariocas (dos anos 2000 até hoje).
Todos os discos de Bezerra da Silva serão disponibilizados de forma online pela Sony
Por vezes curador de preconceitos, o tempo atual flagra Bezerra morto, mas mais vivo do que nunca. A multinacional Sony ressuscita os primeiros anos do Bezerra partideiro e os disponibiliza pela primeira vez (apenas) em formato digital, em cinco títulos que agora circularão em streaming via Spotify, Deezer e Google Music e para downloads pagos pelo iTunes (US$ 10 cada volume).
A documentação da favela carioca nas décadas 1970-1990 resplandece nos subtextos daquele que já foi reduzido por nossa (in)consciência social a gênero “sambandido”. Os versos do hoje clássico Inferno Colorido (1980) são cabais: Em cada canto da cidade tem uma favela/ que não tem beleza nem riqueza também/ tem é um bocado de povo esquecido/ representando um inferno colorido.
Tampouco o aparentemente divertido Cipó Caboclo (1982) poderia ser mais direto: Cipó caboclo serviu pra amarrar nego no toco. À maneira dos inúmeros compositores que gravou, Bezerra foi operário da construção civil e pintor de paredes, antes de rei do coco e do partido alto “sambandido”.
Fonte: cartacapital.com.br
O comitê organizador do XI Festival Internacional de Música Sharq Taronalar, a ser realizado de 25 a 30 de agosto, em Samarcanda, no Uzbequistão, convida artistas brasileiros ligados à música e ao folclore a participar do evento.
O festival é aberto para artistas profissionais e amadores. As inscrições poderão ser feitas por meio do envio de fotos, vídeos e material de divulgação dos artistas, que terão o tempo máximo de 15 minutos para suas apresentações no festival. Os custos de hospedagem e transporte local são cobertos pela organização do evento. Os vencedores ganham prêmios de até US$ 10 mil.
O Festival Internacional de Música Sharq Taronalar é organizado pelo Ministério da Cultura e Assuntos Esportivos da República do Uzbequistão, pela Prefeitura de Samarcanda, pela Companhia Nacional de Rádio e TV e pela União dos Compositores do Uzbequistão. Realizado desde 1997, o evento tem apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além do concurso de intérpretes de música tradicional de diferentes países, o evento inclui conferências com musicólogos, compositores e intérpretes.
Mais informações sobre o Festival Internacional de Música Sharq Taronalar no site www.sharqtaronalari.uz.
A galeria ExpoArte do North Shopping Sobral recebe durante esse mês de fevereiro a exposição “Olhares em Foco” da Sociedade de Apoio à Família Sobralense (SAFS). A exposição faz parte do projeto Olhares em Foco, de fotografia participativa, realizado desde 2014 com crianças, adolescentes e jovens do bairro Dom José, em Sobral.
A exposição estará aberta ao público até o dia 28 de fevereiro, das 10h às 22h, e o acesso é gratuito. A galeria ExpoArte fica localizada em frente à academia SmartFit.
SAFS
A Sociedade de Apoio à Família Sobralense, organização social, sem fins lucrativos, atua no bairro Dom José desde a década de 80 com impactos significativos na vida da comunidade.
SERVIÇO:
Exposição Olhares em Foco
Local: Galeria ExpoArte – North Shopping Sobral
Período: de 01 a 28 de fevereiro
Horário: 10h às 22h
Entrada: Gratuita
Informações: (88) 3614.3031
