120 anos de Lampião será comemorado em Serra Talhada (PE)

historia-de-lampiao-completa-120-anos-foto-divulgacao_1085167O município de Serra Talhada, no sertão de Pernambucano, está comemorando os 120 anos de nascimento de Virgulino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lampião, “O Rei do Cangaço”.

Nascido em 7 de julho de 1897, no Sítio Passagem das Pedras, zona rural da Capital do Xaxado, conforme consta na certidão de nascimento do Cartório São João do Barro Vermelho. Lampião foi o segundo filho dos oito tidos por José Ferreira da Silva e Maria Selena da Purificação. Virgulino iniciou sua vida de cangaceiro pelo sertão nordestino após o assassinato dos seus pais. Na época, alistou-se a tropa de Sinhô Pereira para ingressar na vida de bandido e herói daquele tempo.

Em poucos meses, Lampião começou a ganhar notoriedade no meio dos outros cangaceiros. Em 1922, Sinhô Pereira se aposentou do cangaço, e Virgulino assumiu a liderança do bando.

Resultado de imagem para lampiao 120 anosEm 1938, o bando de Lampião acampa na Fazenda de Angicos, no sertão de Sergipe – na época, era o esconderijo mais seguro dos cangaceiros. No entanto, na noite de 28 de julho daquele ano, Pedro Cândido denunciou a localização do bando e a elite do tenente João Bezerra e sargento Aniceto Rodrigues da Silva invadiu o local e matou os cangaceiros do bando. Poucos conseguiram fugir e 11 cangaceiros, incluindo Lampião, foram mortos no local. Após a derrota, as 11 cabeças dos cangaceiros foram arrancadas e expostas para população daquele Estado para mostrar o que acontecia com quem desobedecia as leis brasileiras.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Serra Talhada, durante este ano, todos os eventos realizados carregaram o slogan e selo “120 anos de Lampião”. (Fonte: mincnordeste)

Deixe um comentário