Após temporadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, a exposição “Raimundo Cela – Um mestre brasileiro” entra em cartaz em Fortaleza, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará nesta quarta-feira (18).
Um artista duplamente interrompido. É difícil supor até onde teria chegado a obra do sobralense Raimundo Cela (1890- 1954) se duas circunstâncias trágicas não o tivessem abatido. A primeira, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido no ponto alto da carreira como pintor e gravurista. Após o AVC, Raimundo resigna-se em Camocim, no litoral oeste cearense, onde atua como engenheiro, infelizmente abandonando as artes.
Sete anos após a enfermidade, porém, recobra as forças e, como se retornasse exatamente do ponto em que parara, volta a retratar trabalhadores – dessa vez, os de sua terra, aqueles que se atrevem no ofício de domar a natureza com os próprios punhos -pescadores, vaqueiros, jangadeiros. Muda-se para Fortaleza e depois para Niterói, regressando como Professor da Escola Nacional de Belas Artes, onde fora estudante.
Havia acabado de ser premiado com uma medalha de ouro no Salão Nacional de Belas Artes quando é atingido pela segunda ruptura – esta a definitiva, talho inevitável no correr da vida – quando falece, em 1954, precocemente aos 64 anos.
A exposição Raimundo Cela – Um Mestre Brasileiro, ocorrerá de 18 a 23 de Janeiro, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC), no CDMAC (R. Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema). Vernissage amanhã (17), das 19h às 22h (acesso até 21h30),para convidados. Contato: (85) 3488-8600.
O astronauta norte-americano
Quem vai está de volta para animar o pré-carnaval de Sobral é o bloco
No próximo sábado (21) acontece no município de Ipu na Serra da Ibiapaba o
Ator e cantor cearense, reside na cidade do Rio de Janeiro onde participou de diversas montagens teatrais e curtas metragens. Vocalista desde 2012 na banda de pop/rock Versátille, Xicão participou de um quadro de calouros no Programa TV Xuxa em 2013, ainda na Rede Globo de Televisão, sendo um dos finalistas desse quadro e bastante elogiado por músicos profissionais de gr
Banda de rock da cidade de Ipu – Ceará, formada por Thiago Costa no vocal, Paulo César na bateria, Michael Gabriel no baixo, Allan Farias na guitarra solo, Johnny Marques na guitarra base e Bob Araújo vocal e guitarra base. Sempre buscando levar o bom e velho rock’n roll pra galera, a Banda foi vencedora do FUI Fest de São Benedito no ano de 2016. Seu som tem Influências de bandas como Nirvana, Guns N`Roses, Led Zepellin, Foo Figthers, ACDC, CBJR.
O município de
Em 1938, o bando de Lampião acampa na Fazenda de Angicos, no sertão de Sergipe – na época, era o esconderijo mais seguro dos cangaceiros. No entanto, na noite de 28 de julho daquele ano, Pedro Cândido denunciou a localização do bando e a elite do tenente João Bezerra e sargento Aniceto Rodrigues da Silva invadiu o local e matou os cangaceiros do bando. Poucos conseguiram fugir e 11 cangaceiros, incluindo Lampião, foram mortos no local. Após a derrota, as 11 cabeças dos cangaceiros foram arrancadas e expostas para população daquele Estado para mostrar o que acontecia com quem desobedecia as leis brasileiras.