Abertas inscrições para Grupos de Bois e Reisados de Sobral 2017

A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura e do Turismo e da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa Sobral), está com inscrições abertas, de 11 a 15 de janeiro, para Projeto Bois e Reisados 2017. Serão selecionados 20 grupos adultos e até 10 grupos infantojuvenis, que receberão incentivos para montagem no valor bruto de R$1.500 e R$800 para as categorias adulto e infantojuvenil, respectivamente.

Os grupos interessados em realizar apresentações deverão estar cadastrados na Plataforma Sobral Cultura, no endereço eletrônico http://cultura.sobral.ce.gov.br/ e se inscrever na Ecoa Sobral, localizada na Travessa Adriano Dias de Carvalho, nº 135 – Centro (ao lado do Restaurante Popular), das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Os grupos contemplados com o incentivo para montagem farão apresentações em locais, datas e horários estabelecidos no regulamento de participação. Nesta edição, as apresentações dos grupos acontecerão no período de 11 a 31 de janeiro, com programação nos bairros e distritos de Sobral.

XXI Encontro dos “Profetas da Chuva” será realizado no próximo sábado, 14, em Quixadá

A população da região Central espera com ansiedade mais um encontro dos “Profetas das Chuvas”, evento que sempre ocorre no segundo sábado de janeiro, de cada ano. Homens e mulheres do sertão que fazem previsões para o período popularizado de “inverno”.

É tradição que se perpetua de geração em geração: todos os anos, os profetas e profetisas da chuva usam como instrumentos para as suas previsões a sintonia com a natureza, rituais, a observação dos ventos, formigueiros, cupinzeiros, casas joão-de-barro, o juazeiro, a flor do mandacaru, a barra da lua, a pedra de sal, dentre outras “experiências”, como são chamadas as fontes de seus estudos, feitos a partir de observações ao longo do ano, que prenunciam como será a próxima quadra chuvosa do Ceará.

Em 2017, será realizada o 21ª Encontro dos Profetas da Chuva, a expectativa segundo o organizador João Soares, é que atraia de 30 a 35 “profetas” de várias cidades cearenses.
O evento, que faz parte do calendário climático-ambiental brasileiro, é promovido pelo Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central. Neste ano, o evento que sempre acontecia paralelo, o Encanta Quixadá, onde reunia violeiros não será realizado por falta de verba.

A população aguarda uma boa quadra chuvosa há, pelo menos, seis anos a região Central enfrenta uma grande estiagem. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ainda não apresentou o prognóstico dos meses de fevereiro a maio.

O 21º Encontro dos Profetas da Chuva acontecerá no pátio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Quixadá, a partir das 8h deste sábado, 14.

Neste ano, um cenário triste será mostrado para o mundo, trata-se do açude Cedro, que está totalmente seco. Segundo João Soares, nesta sexta-feira, 13, às 14h, acontecerá um evento na Câmara Municipal de Quixadá, com a presença do Secretário Estadual de Agricultura Dedé Teixeira.

Revista Central

Pontos de Cultura devem estar regularizados até dia 20/1, por determinação do Ministério da Cultura

circo-teatro-danca-musica-plateia-sobralenseA Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) informa que, por determinação do Ministério da Cultura e seguindo as orientações do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), leis nº 13.018/2014 e 13.019/2014, será necessário transformar todos os convênios dos Pontos de Cultura do Estado em Termo de Compromisso Cultural (TCC) até o dia 20/01/2017 (sexta-feira).

Para isso, é necessário que os Pontos de Cultura estejam adimplentes com a Secult, tendo sua prestação de contas regularizada; ter também o Cadastro de Parceiros / SICONV-CE atualizado, com certidões negativas e ata de eleição da instituição em dia; e ter o cadastro no Mapa Cultural do Ceará, através do site www.mapa.cultura.ce.gov.br, sendo feito o cadastro da pessoa física, em nome do presidente da associação e o cadastro da pessoa jurídica, em nome da associação cultural.

A Secult ressalta que está entrando em contato com cada um dos Pontos de Cultura, mas é necessário que os responsáveis providenciem a documentação acima para agilizar o processo, tendo em vista o curto prazo para a resolução.

Para mais informações, ligar para a Coordenadoria de Artes e Diversidade Cultural da Secult: (85) 3101.6740.