Primeira turma do Mestrado em Antropologia será ofertada em 2017

Resultado de imagem para antropologiaO Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), aprovado em abril deste ano pelos conselhos superiores da UFC, acaba de receber também o aval da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O processo seletivo está previsto para ser realizado no primeiro semestre de 2017, com as atividades tendo início no segundo semestre.

Serão ofertadas cinco vagas para cada universidade e haverá um percentual, ainda a ser definido, de cotas para indígenas e afrodescendentes. As linhas de pesquisa a serem ofertadas são: “Narrativas, simbolismos e emoções” e “Diferença, poder e epistemologias”.

Pelo projeto do curso, o Mestrado em Antropologia da UFC visa formar pesquisadores e docentes de alto nível capazes de gerar conhecimento antropológico em sintonia com o debate contemporâneo nas Ciências Sociais e na Antropologia em particular. Pretende fornecer ao aluno formação profissional no campo da qualificação docente, além de formar pesquisadores e profissionais que atuem no âmbito das instituições públicas, organizações não governamentais, institutos de pesquisa e outras instituições afins.

Visa também produzir e sistematizar conhecimento antropológico que contribua para a reflexão e atuação em âmbito local, regional e internacional, potencializando conjuntamente os recursos e estruturas institucionais existentes no âmbito da UFC e da Unilab.

As aulas ocorrerão nos dois campi: Fortaleza (Benfica) e Redenção, município sede da Unilab, distante cerca de 60 quilômetros da Capital. Como os alunos terão de se deslocar entre as duas universidades, serão buscadas formas de garantir o transporte para os selecionados.

Fonte: Profª Lea Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais da UFC – fone: 85 3366 7419

Secult Divulga Edital de Chamamento Público para a realização da Feira de Livros da XII Bienal Internacional Do Livro do Ceará

Com o objetivo de escolher a pessoa jurídica de direito privado com fins econômicos, constituída nos termos do Código Civil Brasileiro, com a qual celebrará Contrato para disponibilização de estrutura, comercialização, montagem e desmontagem de estandes e gestão da Feira de Livros da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará divulga o Edital de Chamamento Público para a realização da Feira De Livros da XII Bienal Internacional Do Livro Do Ceará, conforme critérios e determinações expostos no Termo de Referência, anexo I, por meio de Contrato a ser firmado com a SECULT/CE.

A Feira de Livros da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada no andar térreo do Centro de Eventos do Ceará, de 14 a 23 de abril de 2017, e contempla em seus espaços estandes de comercialização de livros, estandes institucionais, praças de convivência, praças de alimentação, café literário e sala VIP, e terá como tema “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão gratuitas e podem ser realizadas no período de 21 de dezembro de 2016 a 09 de janeiro de 2017, no horário de 08h às 12h e das 13h às 16h30.

Serão aceitas as inscrições em conformidade com este Edital e com a legislação vigente, por meio da entrega da documentação em envelope lacrado ao Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura – SECULT/CE, no período de 21 de dezembro de 2016 a 09 de janeiro de 2017, no horário de 08h às 12h e das 13h às 16h30min ou por meio de serviços de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, na modalidade SEDEX, com Aviso de Recebimento (AR), com postagem até o último dia de inscrição.

Confira Edital o aqui.