Rumba e Merengue são declarados como Patrimônio Imaterial da humanidade

A rumba cubana e o merengue da República Dominicana foram inscritos nesta quarta-feira (30) na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, anunciou a organização.

As festas das Fallas de Valência, na Espanha, que comemoram a chegada da primavera, e a cultura da cerveja na Bélgica também estão na lista aprovada por um comitê intergovernamental reunido desde segunda-feira em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Resultado de imagem para rumba e merengue Patrimônio Imaterial da humanidadeGrupo de cubanos toca rumba no Havana Club Museum, no bairro de Habana Vieja (Foto: Giuglio Gil/Hemis/AFP)

Esta inscrição garante uma maior notoriedade ao patrimônio cultural imaterial e contribui para que se tome uma maior consciência sobre a sua importância.A delegação de Cuba dedicou o reconhecimento da rumba à memória do líder da Revolução cubana, Fidel Castro, morto na sexta-feira aos 90 anos.

Também no campo da música e da dança, o merengue da República Dominicana foi reconhecido como “parte integrante da identidade nacional” de um país que, desde 2005, lhe dedica um dia nacional. Esta “prática tradicional”, que atrai pessoas de “diferentes origens sociais e econômicas,” desempenha “um papel ativo em vários aspectos da vida cotidiana”, da “educação aos encontros sociais e eventos festivos, passando pelas campanhas políticas”, afirmou a entidade, com sede em Paris.

Fonte: Por France Presse em Globo.com

Deixe um comentário