Rumba e Merengue são declarados como Patrimônio Imaterial da humanidade

A rumba cubana e o merengue da República Dominicana foram inscritos nesta quarta-feira (30) na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, anunciou a organização.

As festas das Fallas de Valência, na Espanha, que comemoram a chegada da primavera, e a cultura da cerveja na Bélgica também estão na lista aprovada por um comitê intergovernamental reunido desde segunda-feira em Adis Abeba, capital da Etiópia.

Resultado de imagem para rumba e merengue Patrimônio Imaterial da humanidadeGrupo de cubanos toca rumba no Havana Club Museum, no bairro de Habana Vieja (Foto: Giuglio Gil/Hemis/AFP)

Esta inscrição garante uma maior notoriedade ao patrimônio cultural imaterial e contribui para que se tome uma maior consciência sobre a sua importância.A delegação de Cuba dedicou o reconhecimento da rumba à memória do líder da Revolução cubana, Fidel Castro, morto na sexta-feira aos 90 anos.

Também no campo da música e da dança, o merengue da República Dominicana foi reconhecido como “parte integrante da identidade nacional” de um país que, desde 2005, lhe dedica um dia nacional. Esta “prática tradicional”, que atrai pessoas de “diferentes origens sociais e econômicas,” desempenha “um papel ativo em vários aspectos da vida cotidiana”, da “educação aos encontros sociais e eventos festivos, passando pelas campanhas políticas”, afirmou a entidade, com sede em Paris.

Fonte: Por France Presse em Globo.com

Show Tributo a Cazuza & Renato Russo com a Banda Heredtárius hoje na Boulevard do Arco

pageLogo mais a noite a Banda Heredtárius se apresentará no Arco do Triunfo de Sobral, a partir das 19h, com o Show Tributo a Cazuza & Renato Russo, o evento faz parte da Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids que é comemorado no dia 1º de Dezembro. Os cantores homenageados, ídolos do rock nacional, morreram em decorrência da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), causada pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), e hoje são símbolos dessa luta no Brasil.

Inscrições abertas para o Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas edição 2016-2018

marcantonio-rio-960-200416Um dos mais tradicionais prêmios de arte do país, o Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça está com inscrições abertas para a edição 2016-2018.

Em sua 6ª edição, o prêmio irá selecionar cinco artistas e um curador: cada artista premiado receberá R$ 50 mil e o curador R$ 25 mil. Os trabalhos também irão circular em mostras itinerantes em algumas capitais estaduais, de diferentes regiões do país e, posteriormente, doadas ao acervo de instituições culturais.

A premiação propõe a integração das artes em suas diversas manifestações e promove o fortalecimento dos acervos públicos brasileiros.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 27 de fevereiro de 2017. O registro pode ser feito pela internet ou pelos Correios. Confira o regulamento do prêmio neste link, e saiba como participar.