Vem aí o X Encontro Mestres do Mundo Saberes Para Todos os Tempos 2016

14915692_1207356689350432_7532841317110755375_nA Região do Jaguaribe em Limoeiro do Norte Ceará recebe nos dias 24 a 26 de novembro, o X Encontro Mestres do Mundo. Realizado pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura do Estado (SECULT), o evento em sua décima edição propõe uma programação que integra vivências, tradição oral, fazer coletivo e participação nas celebrações, e “brincadeiras”.

O Encontro Mestres do Mundo, quebra a lógica da espetacularização para propor uma pedagogia que junta o Lúdico ao reflexivo e possibilita o encontro entre gerações e o diálogo entre mestres e discípulos. Cursos, oficinas, apresentações, exposições, uma verdadeira festa de saberes para todos os tempos. As inscrições para participar do X Encontro são gratuitas e estão abertas até 21 de novembro.

Inscrições e mais informações pelo site mestresdomundo.com.br

MinC recebe projetos para a Lei Rouanet até 30 de novembro

Ainda dá tempo de inscrever projetos de incentivo fiscal na Lei Rouanet. As propostas que buscam autorização do Ministério da Cultura (MinC) para captar recursos por meio do mecenato podem ser realizadas até 30 de novembro. O prazo se inicia em 1º de fevereiro de cada ano.

lei-rouanetO cadastro da proposta cultural deve ser feito exclusivamente pela plataforma online do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo (Salic). Caso seja a primeira inscrição no sistema, é necessário inserir os dados no campo “Não sou cadastrado”.

Ao inscrever a proposta, o proponente deve se atentar para o prazo de início da execução do projeto, que deve ocorrer passados 90 dias (no mínimo) da data de inscrição. Propostas que desrespeitem esse período não serão admitidas.

Pelo mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet, o Estado faculta às pessoas físicas ou jurídicas a opção pela aplicação de parcelas do Imposto sobre a Renda, a título de doações ou patrocínios, no apoio direto a projetos culturais. Ou seja: o Governo Federal oferece uma ferramenta para que a sociedade possa decidir aplicar, e como aplicar, parte do dinheiro de seus impostos em ações culturais.

Desta maneira, o incentivo fiscal estimula a participação da iniciativa privada, do mercado empresarial e dos cidadãos no aporte de recursos para o campo da cultura, diversificando possibilidades de financiamento, ampliando o volume de recursos destinados ao setor, atribuindo a ele mais potência e mais estratégia econômica.

Saiba mais sobre a Lei Rouanet

Fonte: culturadigital.br/mincnordeste