Dança em Foco: Projeto ‘Laboratórios do Corpo’ movimenta comunidade sobralense

logo-lab-corpo_perfilAcontecerá pela primeira vez em Sobral o projeto Laboratórios do Corpo que através da dança e da participação de jovens buscam compartilhar vivências artísticas através do corpo. Além disso o projeto visa contribuir com novas possibilidades de formação e trocas de experiências, protagonizadas principalmente por jovens de bairros da periferia de Sobral(CE).

As ações do evento se dará pelo uso da metodologias como o Body Lab’s (laboratórios de investigação do movimento), Cines Diálogo e Mostra de Pequenos Trabalhos em dança com a proposta de estimular a criação, produção e fruição da linguagem na cidade..

Com acesso gratuito o Laboratórios do Corpo acontecerá de 09 à 12 de novembro na Escola Luís Felipee configura-se como um desdobramento do projeto Andanças Perifeéricas (realizado em maio deste ano). A realização é do Coletivo OCUPARTE em parceria do Serviço Social do Comércio – SESC.

PROGRAMAÇÃO 

RODAS DE CONVERSA (Escuta) – 09 e 10/11 | 07h às 08h e 13h às 14h | Auditório da Resultado de imagem para roda de conversasEscola Professor Luís Felipe.
* Descrição: Espaço para conhecer as produções locais em dança e as demais linguagens artísticas que circulam comunidades, mapeamento grupos, companhias e iniciativas independentes, na perspectiva de mobilizar/articular uma rede de agentes culturais, que construam processos coletivos para a dança em espaços e circuitos alternativos.

► BODY LAB –  09 e 10/11 | 08:30h às 11h e 14:30h às 17h | Auditório da Escola Professor Photographer Vadim Stein **Perfectly amazing.Luís Felipe
* Descrição: Laboratório de investigação do movimento para processos criativos em dança;

CINE DIÁLOGO – 11/11 | 09h às 11h e 15h às 17h | Sala do Grêmio Resultado de imagem para fita de cinemaEstudantil
* Descrição: Exibições de vídeos dança nacionais e regionais + roda de diálogos com participação da artista Germana Brito (Sobral)

FILMES:
Resultado de imagem para TRAÇOS, PERFORMANCE E DANÇAENTREMENTES (5min5’)
LÍNGUA DE PEDRA (4min3’)
TRAÇOS, PERFORMANCE E DANÇA (6min51’)
GERSON FOR PINA (3min9’)
DESEMPEDRAR (15min59’)

MOSTRA DE TRABALHOS – 12/11 | 08h às 11h | Auditório da Escola Professor Luís Felipe

Apresentações de trabalhos em dança e performance + roda de diálogos:

pageENSAIANDO [Performance] | Souza Frota (Sobral)

EMPODERE-SE [Dança] | Lua Lima (Sobral)

SAGRADO INSTANTÂNEO [Dança] | Felipe Castro (Sobral)

 Confirmem presença no evento: http://bit.ly/2f0IV5S

Exposição do renomado fotógrafo Gentil Barreira está aberta a visitações na galeria ExpoArte do North Shopping Sobral

A galeria ExpoArte do North Shopping Sobral recebe a exposição “Coração Sertão” do renomado fotógrafo Gentil Barreira. A exposição estará aberta ao público até o dia 30 de novembro e o acesso é gratuito. A galeria fica localizada em frente à academia SmartFit.

Coração Sertão
No sertão do Ceará, as estações de sol e de chuva transfiguram a terra em paisagens opostas. A natureza desafia o olhar de quem a atravessa. Carregada de mistérios e encantamentos, a terra, por vezes hostil, revive ao cair das primeiras águas. Em viagens realizadas nos últimos três anos pelo interior do Ceará, o fotógrafo Gentil Barreira documentou o ciclo de vida da natureza árida da caatinga e sinais da transformação.
Essa imersão no contraste do sertão de chuva e estiagem resultou no livro “Coração Sertão” (Terra da Luz Editorial) e na exposição com fotografias de série especial ampliadas em papel de fibra de algodão com qualidade museológica.
Gentil Barreira
Autodidata, Gentil Barreira iniciou as primeiras experiências com fotografia aos 11 anos, montando um pequeno laboratório para revelar seus filmes. Cursou Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, mas antes de concluir os estudos resolveu voltar a Fortaleza, onde vive até hoje. Ingressou e frequentou por dois anos a faculdade de Comunicação na Universidade Federal do Ceará, período em que profissionalizou-se como fotógrafo.

Rita Lee lança autobiografia e narra as coisas boas e más da vida

Rita Lee tinha seis anos quando perdeu a virgindade com chave de fenda criminosamente manipulada pelo técnico que viera consertar a máquina de costura da mãe da então menina paulistana. Bastou uma distração da mãe para que a garota fosse sexualmente abusada. Dramático, o episódio é revelado por Rita nas páginas 13 e 14 da autobiografia lançada neste mês de novembro pela editora Globo Livros. Tão ou mais traumático na vida de Rita quanto a saída do grupo Os Mutantes, contada 100 páginas depois, nem o drama do abuso torna o livro pesado. A caminho dos 69 anos, a serem completados em 31 de dezembro deste ano de 2016, Rita Lee Jones rememora coisas boas e más da vida com leveza, sinceridade e com a espirituosidade característica dos textos da artista.

(Crédito da imagem: capa de Rita Lee – Uma autobiografia. Capa de Rita Lee e Guilherme Samora). Saiba mais em g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/com-leveza-rita-lee-narra-coisas-boas-e-mas-da-vida-em-autobiografia.html

Fonte: G1 (blog do Mauro Ferreira)

Festival Ceará Jazz Series terá edição com Marcos Maia homenageando Django Reinhardt e o jazz cigano em Fortaleza

O Festival Ceará Jazz Series – Temporada Permanente de Jazz, que vem promovendo shows com grandes nomes da música cearense prestando homenagem a mestres e obras-primas do jazz, tem novo show no Teatro do Centro Dragão do Mar na sexta-feira, 4/11, às 20h, com entrada franca. A apresentação traz o guitarrista e violonista Marcos Maia, capitaneando um grupo de aplaudidos músicos de Fortaleza prestando tributo a Django Reinhardt e ao “gipsy jazz”, o jazz cigano (ou jazz manouche), uma vertente diferenciada contemplada pelo Ceará Jazz Series, que já promoveu homenagens a artistas como Miles Davis, Dave Brubeck, Chet Baker, Thelonious Monk, John Coltrane e Billie Holiday.

O show tem entrada franca e os ingressos serão distribuídos a partir das 17h, nas bilheterias do Dragão do Mar, mediante doação de um quilo de alimento, destinado à Associação dos Amigos e Voluntários do Hospital São José. Assim como é característica do Ceará Jazz Series, o show “Marcos Maia – Tributo a Django Reinhardt” será precedido por um bate-papo com os músicos, às 18h30 da sexta-feira, 4/11, no próprio teatro, como forma de aproximar artistas e público, em um debate informal sobre a obra de Django Reindhart, o jazz manouche e a preparação do show.

A apresentação também será especial por constituir um reencontro de Marcos Maia com o público cearense. Atualmente, o violonista, guitarrista e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) se dedica a um doutorado na Unicamp (SP). O show em homenagem a Django Reinhardt conta com um time de craques da cena musical cearense, escolhidos e arregimentados por Marcos Maia especialmente para este espetáculo inédito.

O público terá o privilégio de conferir clássicos do jazz manouche, como “Swing 42”, “Nuages” e “Djangology”,  na interpretação de Marcos, Paulo Leniuson (violino, integrante da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho), Lucas Araújo (violões),Claudio Miranda (contrabaixo acústico) e Marcelo Holanda (bateria). A aplaudida cantora Paula Tesser faz participação especial.

SERVIÇO:
Festival Ceará Jazz Series
Show “Marcos Maia – Tributo a Django Reinhardt”
Sexta-feira, 4/11, às 20, no Teatro Dragão do Mar
ENTRADA FRANCA

Às 17h começa a distribuição de ingressos, nas bilheterias do Centro Dragão do Mar (até dois ingressos por pessoa, mediante doação de um quilo de alimento, por espectador, para doação à Associação dos Amigos e Voluntários do Hospital São José).

Às 18h30 tem bate-papo com os músicos, também com entrada franca. Às 20h começa o show.