VIII Visualidades abre inscrições para trabalhos de fotografia, documentário, desenho e artes plásticas em Sobral

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e o Laboratório das Memórias e Práticas Cotidianas (Labome) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) divulgaram na segunda-feira, 26 de setembro de 2016, o Edital nº 005/2016 – PROEX, que estabelece normas à participação no VIII Visualidades. As inscrições estarão abertas até o dia 27 de outubro de 2016 e o evento será realizado nos dias 05, 06 e 07 de dezembro.

O VIII Visualidades é aberto à participação de alunos e professores de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior de Sobral e alunos e professores da Rede de Ensino Básico e demais interessados. O Edital completo e a Ficha de Inscrição e Termo de Autorização de Exibição de Obra estão disponíveis em www.uvanet.br/hotsite_visualidades. O participante deve indicar em qual modalidade deseja inscrever-se, dentre fotografia, documentário, artes plásticas (individual, coletiva, instalação ou performance).

As inscrições podem ser feitas no Labome, cujas instalações ficam no Centro de Ciências Humanas da UVA, situado no campus do Junco, à Avenida John Sanford, nº 1845, CEP 62030-295, Bairro Junco, em Sobral – Ceará, ou via Correios (registrado) para o endereço do Labome.

O Visualidades é um evento resultante de programa de extensão desenvolvido pelo Labome e envolve atividades de formação e divulgação científica de trabalhos de pesquisa que expressem, com suporte visual, os seus resultados. Desde 2011 conta com apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa de Extensão Universitária (ProExt 2011/ MEC). Saiba mais: (88) 3677-7857.

Sonora Brasil – Violas no Nordeste apresenta sua 3ª etapa em Sobral

O projeto Sonora Brasil apresenta em Sobral a 3ª etapa do Violas no Nordeste no próximo domingo, 09 de outubro, a apresentação é gratuita e começa às 20h no Sesc Centro.

A viola no Nordeste pode ser encontrada em sua forma mais tradicional, como a presente na região Sudeste, mas também em variantes típicas da região, como a utilizada por repentistas, que possui um sistema acústico que melhora a projeção do som e a machete, característica da região do Recôncavo Baiano.

Os três músicos convidados, expoentes em suas áreas, reconhecidos pela dedicação ao repertório tradicional deste instrumento, apresentam uma síntese da presença da viola na cultura nordestina.

Antônio Madureira é violeiro, violonista e compositor, nascido em Macau (RN) e radicado em Recife (PE). Foi líder do Quinteto Armorial, uma das maiores expressões musicais do Movimento Armorial, e depois fundou o Quarteto Romançal. Ivanildo Vilanova, pernambucano de Caruaru, é cantador e violeiro. Exímio improvisador, desenvolveu sua carreira como repentista em Campina Grande (PB) e apresenta a tradição do repente. E Cássio Nobre, maranhense, radicado em Salvador (BA), é compositor, violeiro e pesquisador do samba de roda do Recôncavo Baiano e em especial da viola machete. Suas pesquisas revelam as transformações da prática musical tradicional da na atualidade.

SERVIÇO
Sonora Brasil – Violas no Nordeste – 3ª Etapa
Data: 09 de outubro de 2016 (domingo)
Horário: 20h
Local: SESC sobral
Informações: (88)3611-0954